Ensinar História para alunos mais novos é sempre um desafio por lidar com conceitos que exigem pensamento abstrato, faculdade que começa a despontar no 5º e 6º ano emas que só se completa no final do Ensino Fundamental. Daí o esforço cognitivo dos alunos de 10-11 anos para compreenderem conceitos como tempo histórico, periodização, linha do tempo, contagem decrescente e crescente, início e fim de século, nomadismo, sedentarismo e outros.
O uso de jogos para essas turmas é uma ferramenta de ensino poderosa pelo seu aspecto lúdico e motivador. Ao jogar, os alunos ficam mais motivados para aprender, prestar atenção e participar das tarefas propostas.
Os jogos podem, também, criar uma experiência positiva de aprendizagem que favorece a fixação de conteúdos e estimula o aprendizado de pensar e agir rapidamente.
Realizados em grupo, os jogos aumentam a participação da classe, o trabalho em equipe e a colaboração entre os alunos. São, também, uma boa maneira de controlar a competitividade na sala de aula (tão comum entre os meninos) na medida em que todos devem participar e apoiarem uns aos outros durante a atividade.
Para o professor, o jogo possibilita revisar e verificar o conteúdo aprendido percebendo lacunas ou pontos que devem ser reforçados.
Jogo “Corrida do tempo”
O jogo “Corrida do tempo” é da modalidade “perguntas e respostas”, elaborado para o 6° ano, com 40 enunciados abrangendo os seguintes temas:
- A História e o trabalho do historiador
- Tipos de fonte histórica
- Contagem do tempo (milênio, século, década)
- Calendário cristão e muçulmano
- Tempo histórico: a.C. e D.C., periodização da História
- Evolucionismo e criacionismo
- Origem do ser humano e hominídeos
- Pré-História: Paleolítico e Neolítico
- Pinturas rupestres
- Sambaquis
O jogo “Corrida do tempo” traz 40 enunciados sobre os temas acima listados e em 4 níveis de dificuldade (indicados pelas cores das cartas e das “casas” no tabuleiro): muito fácil, fácil, médio, difícil. Isso permite que todos os alunos participem sem constrangimento.
Exemplos de enunciados por nível de dificuldade:
- NÍVEL MUITO FÁCIL: Cite dois instrumentos para medir o tempo.
- NÍVEL FÁCIL: O ano 950 pertence a qual século?
- NÍVEL MÉDIO: Nome da espécie a qual pertencemos e que foi a última a aparecer no planeta.
- NÍVEL DIFÍCIL: Característica dos grupos humanos que vivem em lugar fixo onde produz seu próprio sustento.
Para cada enunciado, o aluno deve responder em 20 segundos, podendo consultar seus colegas.
Para jogar, a classe é dividida em 5 grupos e cada grupo corre em uma pista do tabuleiro. O tabuleiro com as pistas fica na mesa do professor e será usado por toda turma.
As peças do jogo são veículos diversos – carro de boi, biga romana, carro antigo e um carro de corrida – cada veículo correspondendo a uma etapa de dificuldade.
O jogo “Corrida do tempo” foi produzido em coautoria com a profa. Kelly Fernanda Gonçalves.
Para baixar o jogo no site STUD HISTÓRIA, clique no botão abaixo e faça um pedido na loja. Material gratuito.
Fonte (sobre uso de jogos educativos)
- LEAL, Telma Ferraz. Jogos: alternativas didáticas para brincar alfabetizando (ou alfabetizar brincando?). In: Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- KISHIMOTO, Tizuko Morchida. O Jogo e a Educação Infantil. São Paulo: Pioneira, 1998.
- ________. Jogo, brinquedo e a educação. São Paulo: Cortez, 1996.
- CARNEIRO, Eudorico de Oliveira. Jogos educativos. Rio de Janeiro: S.N., 1966.
- CELIA, Glória I. de. Aprender a formar crianças leitoras e escritoras. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
- LOPES, Maria da Glória. Jogos na Educação: criar, fazer, jogar. São Paulo: Cortez Editora, 1999.
- CANTO, A. R., & ZACARIAS, M. A. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciência e Cognição, 2009, 14, 144-153.
- CEZAR, K. P. L., MORAIS, N. C. B., CALSA, G. C., ROMUALDO, E. C. Acentuação gráfica: criação e aplicação de um jogo de regras. Revista de Psicopedagogia, 2008, 25, 62-74.
- FONSECA, L. M. M., SCOCHI, C. G. S., MELLO, D. F. Educação em saúde de puérperas em alojamento neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo. Revista Latino Americana de Enfermagem, 2002,10, 166-171.
- SOUZA, S. R., HÜBNER, M. M. C. Efeitos de um jogo de tabuleiro educativo na aquisição de leitura e escrita. Acta Comportamentalia, 2010, 18, 215-242.
- SUDO, C. H., SOARES, P. G., Souza, S. R., HAYDU, V. B. Equivalência de estímulos e uso de jogos para ensinar leitura e escrita. Revista Brasileira de Terapia Comportamental e Cognitiva, 2008, 10, 223-238.
Outros recursos
- Associar século e data (Jogo de memória para imprimir). Stud História.
- O que você sabe sobre Pré-História e Antiguidade Oriental? (Quiz digital). Stud História.
- Pré-História (Infográfico). Ensinar História.
- Pré-História (Cruzadinha). Ensinar História.
- Evolução e Pré-História (Cruzadinha digital). Stud História.
- Números romanos (Infográfico). Ensinar História.
- Introdução aos Estudos Históricos (35 questões). Banco de Questões. Stud História.
- A origem do ser humano (22 questões). Banco de Questões. Stud História.
- História sem escrita: a Pré-História (40 questões). Banco de Questões. Stud História.
- Avaliação diagnóstica – 6° ano (15 questões). Stud História.