DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Habilidade EF06HI08

Acessibilidade

Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.

Explicação da habilidade EF06HI08

A habilidade propõe mapear as grandes sociedades americanas antigas (astecas, maias e incas) e os povos indígenas do território brasileiro e reconhecer a herança cultural, social, econômica e científica desses povos.

A localização geográfica deve destacar e distinguir o meio natural ocupado e os recursos disponíveis relacionando-os aos desafios enfrentados e ao desenvolvimento das técnicas e tecnologia dessas culturas.

A habilidade pode ser estendida para abranger outros povos antigos americanos que antecederam aos astecas, maias e incas, por exemplo, os olmecas e Teotihuácan, na Mesoamérica, chavin, nazcas-paracas e chimu na América Andina.

Em relação aos povos indígenas brasileiros, a habilidade permite trabalhar culturas indígenas extintas como a marajoara e a tapajônica, bem como grupos atuais como Karajá, Kaiapó, Terena etc. destacando sua produção artística e conhecimentos.

Considere trabalhar o legado dos povos indígenas na língua, nos nomes geográficos, nos costumes, na culinária e na tradição oral do país.

Unidade Temática Unidade Temática

A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades

Objeto de Conhecimento Objeto de Conhecimento

  • Povos da Antiguidade da África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e na Américas (pré-colombianos).
  • Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais

Conteúdos Relacionados Conteúdos Relacionados

  • Mesoamérica e América Andina: geografia.
  • Astecas: a cidade de Tenochtitlán (aquedutos, chinampas, templos e palácios), confederação, sociedade, comércio, costumes, produção artesanal.
  • Maias: cidades-estado, conhecimentos matemáticos e astronômicos, construções (templos e palácios), escrita.
  • Incas: Tahuantisuyu (império), sociedade, terraços agrícolas, quipu, construções.
  • Povos indígenas brasileiros: diferenças culturais, troncos linguísticos, localização, grupos atuais, legado.

Conceitos Abrangidos* Conceitos Abrangidos*

  • Mesoamérica
  • América Andina
  • Cidade-Estado
  • Império
  • Confederação
  • Etnias
  • Técnica e tecnologia
  • Politeísmo

*Professor e alunos: para uma consulta rápida sobre conceitos e termos históricos, vejam a seção Qq’isso? – site Stud História: https://studhistoria.com.br/qq-isso/

Sugestões e recursos para trabalhar Sugestões e recursos para trabalhar a Habilidade EF06HI08

  1. Trabalhar com o mapa do continente americano para:
    1. localizar as áreas ocupadas pelos povos pré-coloniais;
    2. avaliar a possibilidade de contatos e influências entre eles elaborando hipóteses que considerem barreiras geográficas, distâncias e diversidade de paisagens;
    3. observar o isolamento do continente em relação ao resto do mundo e avaliar a inventividade desses povos que não tiveram influências externas.
  2. Destacar os conhecimentos desenvolvidos por esses povos na astronomia, matemática, engenharia, cantaria e metalurgia mesmo sem o desenvolvimento da escrita (pela maioria deles), da metalurgia do ferro e do uso da roda. Sobre os conhecimentos dos maias e astecas, por exemplo, veja os artigos indicados em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 19, 20, 21, 25 e 26.
  3. Destacar a descoberta da agricultura do milho, batata, mandioca e outros cultivos como fator da sedentarização e crescimento populacional.
  4. Propor uma pesquisa sobre pirâmides que permita comparar essas construções na América e no Egito. Sobre isso, veja os artigos indicado em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 22 e 23.
  5. Conhecer o jogo de bola maia observando suas diferenças com jogos de bola contemporâneos como o futebol, o basquete e o volei quanto às regras, objetivos e significados. Sobre isso, veja o artigo indicado em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, ítem 24.
  6. Em um trabalho interdisciplinar com Artes, confeccionar um livro maia e montar uma pirâmide maia. Veja a respeito os artigos indicados em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 13 e 32.
  7. Destacar culturas indígenas brasileiras extintas como a marajoara e a tapajônica, bem como grupos atuais como Karajá, Kaiapó, Terena etc. Veja a respeito os artigos indicados em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 29 e 30.
  8. Em um trabalho interdisciplinar com Português, realizar uma atividade sobre a presença de palavras indígenas na língua brasileira. Veja a respeito os artigos indicados em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 27 e 28.
  9. Havendo uma comunidade indígena próxima à escola, avaliar a possibilidade de fazer um trabalho de campo com os alunos para conhecerem os hábitos e tradições desse grupo. Aproveite a oportunidade para desconstruir estereótipos e preconceitos em relação aos indígenas.
  10. Trabalhar aspectos da arte indígena brasileira. Veja a respeito os artigos indicados em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 29 e 30.
  11. 9 Civilizações Antigas (Linha de tempo comparativa)
    1. https://studhistoria.com.br/produto/9-civilizacoes-antigas-linha-de-tempo/
  12. Quebra-cabeça dos astecas, incas e maias
    1. https://studhistoria.com.br/produto/quebra-cabeca-dos-astecas-maias-e-incas/
  13. Pirâmide Maia: molde da pirâmide de Chichén-Itzá
    1. https://studhistoria.com.br/produto/piramide-maia-para-montar-molde-da-piramide-de-kukulcan-para-imprimir-colorir-e-montar/
  14. América Pré-Colonial. Jogo digital da série “Que figura é esta?”
    1. https://studhistoria.com.br/produto/que-figura-e-esta-america-pre-colonial-para-windows/
  15. Elite guerreira Asteca. (Jogo de encontrar 9 Erros).
    1. PPT: https://studhistoria.com.br/produto/elite-guerreira-asteca-powerpoint/
    2. PDF: https://studhistoria.com.br/produto/elite-guerreira-asteca-pdf/
  16. Sacrifício maia dos prisioneiros. (Jogo de encontrar 9 Erros).
    1. PPT: https://studhistoria.com.br/produto/sacrificio-maia-dos-prisioneiros-powerpoint/
    2. PDF: https://studhistoria.com.br/produto/sacrificio-maia-dos-prisioneiros-pdf/
  17. Inti, o deus Sol Inca. (Jogo de encontrar 9 Erros).
  18. 14 grandes descobertas arqueológicas da América pré-colombiana
    1. https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/grandes-descobertas-arqueologicas-da-america-pre-colombiana/
  19. 20 curiosidades e conhecimentos dos maias.
    1. https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/curiosidades-e-conhecimentos-dos-maias/
  20. Chinampas, os produtivos campos de cultivo dos astecas
    1. https://ensinarhistoria.com.br/chinampas-os-produtivos-campos-de-cultivo-dos-astecas/
  21. A Pedra do Sol asteca
    1. https://ensinarhistoria.com.br/a-pedra-do-sol-asteca/
  22. Teotihuacán, a “cidade dos deuses”.
    1. https://ensinarhistoria.com.br/teotihuacan-a-cidade-dos-deuses/
  23. Falando em pirâmides (parte 2): as pirâmides da América.
    1. https://ensinarhistoria.com.br/falando-em-piramides-parte-2-as-piramides-da-america/
  24. Jogo de bola mesoamericano: o combate mortal.
    1. https://ensinarhistoria.com.br/jogo-de-bola-combate-mortal/
  25. Macuahuitl: a arma mortal dos astecas.
    1. https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/macuahuitl-a-arma-mortal-dos-astecas/
  26. O magnífico cocar de Montezuma, o imperador asteca
    1. https://studhistoria.com.br/historia-das-coisas/o-magnifico-cocar-de-montezuma-o-imperador-asteca/
  27. Palavras de origem Tupi para trabalhar com os alunos.
    1. https://ensinarhistoria.com.br/palavras-de-origem-tupi-para-trabalhar-com-os-alunos/
  28. Línguas indígenas ainda faladas na América Latina. (Infográfico).
    1. https://ensinarhistoria.com.br/infograficos/
  29. Quebra-cabeça: Arte Indígena Brasileira. (PDF)
    1. https://studhistoria.com.br/produto/quebra-cabeca-arte-indigena-brasileira/
  30. Arte Indígnea Brasileira. (Quebra-cabeça digital)
    1. https://studhistoria.com.br/games/puzzle-arte-indigena/
  31. Arqueologia Pré-Colombiana. Museu Nacional. UFRJ.
    1. https://www.museunacional.ufrj.br/guiaMN/Guia/paginas/6/principal12.htm
  32. Escrita e livro maia: Codex Dresdensis – 3D Reconstruction of the Maya Codex in Dresden. Animação em 3D mostrando o Códice Dresden, livro maya com dados astronômicos, como ele é manuseado. O vídeo mostra a condição do documento original e uma sobreposição da versão refinada de Kingsborough, réplica de 1826.

Duração 0:28.

Últimos posts do instagram