Identificar os espaços territoriais ocupados e os aportes culturais, científicos, sociais e econômicos dos astecas, maias e incas e dos povos indígenas de diversas regiões brasileiras.
Explicação da habilidade EF06HI08
A habilidade propõe mapear as grandes sociedades americanas antigas (astecas, maias e incas) e os povos indígenas do território brasileiro e reconhecer a herança cultural, social, econômica e científica desses povos.
A localização geográfica deve destacar e distinguir o meio natural ocupado e os recursos disponíveis relacionando-os aos desafios enfrentados e ao desenvolvimento das técnicas e tecnologia dessas culturas.
A habilidade pode ser estendida para abranger outros povos antigos americanos que antecederam aos astecas, maias e incas, por exemplo, os olmecas e Teotihuácan, na Mesoamérica, chavin, nazcas-paracas e chimu na América Andina.
Em relação aos povos indígenas brasileiros, a habilidade permite trabalhar culturas indígenas extintas como a marajoara e a tapajônica, bem como grupos atuais como Karajá, Kaiapó, Terena etc. destacando sua produção artística e conhecimentos.
Considere trabalhar o legado dos povos indígenas na língua, nos nomes geográficos, nos costumes, na culinária e na tradição oral do país.
Unidade Temática
A invenção do mundo clássico e o contraponto com outras sociedades
Objeto de Conhecimento
- Povos da Antiguidade da África (egípcios), no Oriente Médio (mesopotâmicos) e na Américas (pré-colombianos).
- Os povos indígenas originários do atual território brasileiro e seus hábitos culturais e sociais
Conteúdos Relacionados
- Mesoamérica e América Andina: geografia.
- Astecas: a cidade de Tenochtitlán (aquedutos, chinampas, templos e palácios), confederação, sociedade, comércio, costumes, produção artesanal.
- Maias: cidades-estado, conhecimentos matemáticos e astronômicos, construções (templos e palácios), escrita.
- Incas: Tahuantisuyu (império), sociedade, terraços agrícolas, quipu, construções.
- Povos indígenas brasileiros: diferenças culturais, troncos linguísticos, localização, grupos atuais, legado.
Conceitos Abrangidos*
- Mesoamérica
- América Andina
- Cidade-Estado
- Império
- Confederação
- Etnias
- Técnica e tecnologia
- Politeísmo
*Professor e alunos: para uma consulta rápida sobre conceitos e termos históricos, vejam a seção Qq’isso? – site Stud História: https://studhistoria.com.br/qq-isso/
Sugestões e recursos para trabalhar a Habilidade EF06HI08
- Trabalhar com o mapa do continente americano para:
- localizar as áreas ocupadas pelos povos pré-coloniais;
- avaliar a possibilidade de contatos e influências entre eles elaborando hipóteses que considerem barreiras geográficas, distâncias e diversidade de paisagens;
- observar o isolamento do continente em relação ao resto do mundo e avaliar a inventividade desses povos que não tiveram influências externas.
- Destacar os conhecimentos desenvolvidos por esses povos na astronomia, matemática, engenharia, cantaria e metalurgia mesmo sem o desenvolvimento da escrita (pela maioria deles), da metalurgia do ferro e do uso da roda. Sobre os conhecimentos dos maias e astecas, por exemplo, veja os artigos indicados em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 19, 20, 21, 25 e 26.
- Destacar a descoberta da agricultura do milho, batata, mandioca e outros cultivos como fator da sedentarização e crescimento populacional.
- Propor uma pesquisa sobre pirâmides que permita comparar essas construções na América e no Egito. Sobre isso, veja os artigos indicado em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 22 e 23.
- Conhecer o jogo de bola maia observando suas diferenças com jogos de bola contemporâneos como o futebol, o basquete e o volei quanto às regras, objetivos e significados. Sobre isso, veja o artigo indicado em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, ítem 24.
- Em um trabalho interdisciplinar com Artes, confeccionar um livro maia e montar uma pirâmide maia. Veja a respeito os artigos indicados em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 13 e 32.
- Destacar culturas indígenas brasileiras extintas como a marajoara e a tapajônica, bem como grupos atuais como Karajá, Kaiapó, Terena etc. Veja a respeito os artigos indicados em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 29 e 30.
- Em um trabalho interdisciplinar com Português, realizar uma atividade sobre a presença de palavras indígenas na língua brasileira. Veja a respeito os artigos indicados em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 27 e 28.
- Havendo uma comunidade indígena próxima à escola, avaliar a possibilidade de fazer um trabalho de campo com os alunos para conhecerem os hábitos e tradições desse grupo. Aproveite a oportunidade para desconstruir estereótipos e preconceitos em relação aos indígenas.
- Trabalhar aspectos da arte indígena brasileira. Veja a respeito os artigos indicados em “Sugestões e recursos para trabalhar a atividade”, itens 29 e 30.
- 9 Civilizações Antigas (Linha de tempo comparativa)
- Quebra-cabeça dos astecas, incas e maias
- Pirâmide Maia: molde da pirâmide de Chichén-Itzá
- América Pré-Colonial. Jogo digital da série “Que figura é esta?”
- Elite guerreira Asteca. (Jogo de encontrar 9 Erros).
- Sacrifício maia dos prisioneiros. (Jogo de encontrar 9 Erros).
- Inti, o deus Sol Inca. (Jogo de encontrar 9 Erros).
- 14 grandes descobertas arqueológicas da América pré-colombiana
- 20 curiosidades e conhecimentos dos maias.
- Chinampas, os produtivos campos de cultivo dos astecas
- A Pedra do Sol asteca
- Teotihuacán, a “cidade dos deuses”.
- Falando em pirâmides (parte 2): as pirâmides da América.
- Jogo de bola mesoamericano: o combate mortal.
- Macuahuitl: a arma mortal dos astecas.
- O magnífico cocar de Montezuma, o imperador asteca
- Palavras de origem Tupi para trabalhar com os alunos.
- Línguas indígenas ainda faladas na América Latina. (Infográfico).
- Quebra-cabeça: Arte Indígena Brasileira. (PDF)
- Arte Indígnea Brasileira. (Quebra-cabeça digital)
- Arqueologia Pré-Colombiana. Museu Nacional. UFRJ.
- Escrita e livro maia: Codex Dresdensis – 3D Reconstruction of the Maya Codex in Dresden. Animação em 3D mostrando o Códice Dresden, livro maya com dados astronômicos, como ele é manuseado. O vídeo mostra a condição do documento original e uma sobreposição da versão refinada de Kingsborough, réplica de 1826.
Duração 0:28.