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Ciências Humanas no Novo Ensino Médio: 6 mudanças significativas

9 de junho de 2021

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O Novo Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) começou a ser implementado nas escolas em 2020 e deverá estar concluído em 2022. Na Internet, o professor encontra um grande volume informações sobre as mudanças que ocorreram (veja links no final desse artigo) assim como explicações detalhadas sobre objetivos, explicações sobre competências gerais e específicas por área.

O tema ainda gera muita dúvida, polêmica e expectativas. Como fica o ensino de História e dos demais componentes de Ciências Humanas e Sociais nesse novo formato?

1. Disciplinas obrigatórias e eletivas

Em primeiro lugar, deve-se esclarecer que, dentro das quatro macro áreas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais), as únicas disciplinas obrigatórias são Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Matemática. Portanto, o bloco História + Geografia + Filosofia + Sociologia é eletivo, isto é, o aluno vai escolher cursar ou não a área de Ciências Humanas e Sociais.

A escolha é semestral Sendo uma escolha semestral, o professor deverá planejar seu programa ou currículo por semestre e não mais por ano.

O critério da escolha é o interesse do aluno. E se o aluno não tiver claro o que quer estudar? Recomenda-se que a escola disponibilize tempo e espaço para que o assunto seja discutido, que ofereça ao aluno acesso a informações detalhadas e conversa com os professores especialistas. Isso pode ser feito na forma de palestras, seminários e até mesmo feiras para expor as matérias eletivas.

2. Livros e conteúdos por semestre e não sequenciais

Os livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais aprovados pelo PNLD compõe um conjunto de 6 volumes (2 volumes para cada ano) e não mais de 3 volumes anuais.

O conteúdo de cada livro se inicia e termina em si, isto é, não tem sequência no livro seguinte. Portanto, os volumes não devem considerar uma progressão em termos de complexidade pedagógica. Cada volume deve ser autocontido no que se refere às habilidades, competências específicas e gerais, assim como aos temas contemporâneos e às culturas juvenis.

História, por exemplo, não seguirá uma periodização linear da Pré-História / Antiguidade à Idade Contemporânea. A intenção é que o aluno ao eleger as disciplinas do semestre não fique prejudicado por não ter tido um conteúdo anterior necessário. Não haverá “conteúdo anterior necessário”. Cada semestre é um bloco fechado em si mesmo, sem continuidade.

Ao escolher seu itinerário formativo, o aluno avaliará a oferta semestral, isto é, o “cardápio” oferecido pela área e fará sua escolha. Ele poderá, por exemplo, ao longo do Ensino Médio, cursar Ciências Humanas e Sociais nos semestre relativos aos livros 2, 5 e 6 e cursar Ciências da Natureza estudando os livros 1, 3 e 4.

3. Conteúdo curricular definido pelo estado

A definição dos currículos fica por conta das secretarias de cada estado e das escolas. Procure, então, se informar qual é o currículo da secretária de educação de seu estado.

Isso significa que, não importa o livro didático de Ciências Humanas e Sociais que você e seus colegas de área escolherem. O seu programa curricular, na rede pública, será aquele ditado pela secretaria de educação do seu estado. As escolas particulares poderão definir seu próprio currículo desde que ele esteja alinhado às competências e habilidades da BNCC-Ensino Médio.

4. Muito material para os professores

O livro didático não será o único material do professor. Há muito material para trabalhar ao longo do ano escolar. Reserve espaço em sua estante e muito tempo em sua agenda para estudar e preparar aulas.

Os professores receberão 5 objetos (obras e recursos digitais). São eles:

Objeto 1: Projetos Integradores e de Projeto de Vida para estudantes e professores do ensino médio. Esse material chegou às escolas a partir de março de 2021.

Os Projetos Integradores correspondem a 1 volume para cada área do conhecimento. O volume traz 6 projetos interdisciplinares, um para cada tema obrigatório (STEAM, Protagonismo Juvenil, Mídiaeducação e Mediação de Conflitos) e dois de livre escolha. A “livre escolha” ficou por conta de cada editora criar, uma vez que essa obra está no PNLD.

Os Projetos Integradores e o Projeto de Vida não são obras didática das disciplinas, mas complementares ao livro didático disciplinar.

Objeto 2: Obras didáticas por áreas do conhecimento e obras didáticas específicas destinadas aos estudantes e professores do ensino médio. Começaram a chegar às escolas a partir de junho de 2021. A previsão é que em agosto de 2021 ocorra a escolha das obras por área de conhecimento, e a entrega das obras em 2022.

Objeto 3: Obras de Formação Continuada para os professores e a equipe gestora das escolas públicas de ensino médio. No momento, estão em processo de elaboração. Chegarão às escolas em 2022.

Objeto 4: Recursos digitais (cujo edital complementar deverá ser publicado em breve). Chegarão às escolas em 2022.

Objeto 5: Obras literárias. No momento, estão em processo de elaboração. Chegarão às escolas em 2023.

5. A prioridade são as competências e habilidades

A BNCC do Ensino Médio não segue a lógica da seriação curricular presente no Ensino Fundamental. Isso quer dizer que a Base não elenca conteúdos ou temas disciplinares a serem trabalhados no Ensino Médio.

Ela estabelece 6 competências e 31 habilidades. Os conteúdos – decididos pela rede de ensino ou pela escola – deverão contemplar as competências e habilidades. As habilidades podem ser distribuídas ao longo dos três anos ou retomadas em momentos diferentes com outros conteúdos.

As competências e habilidades valem indistintamente para História, Geografia, Filosofia e Sociologia. Lógico que, em alguns casos, é possível distinguir habilidades que dizem respeito a um determinado componente, mas isso não é regra. São elas:

Competência 1: Procedimentos Epistemológicos e Científicos

Tem 6 habilidades que abrangem: trabalho com fontes, contextos históricos, hipóteses, cultura material e imaterial, uso crítico de diferentes linguagens e gêneros textuais, trabalha o pensamento complexo, problematização das dicotomias ocidentais (civilização x barbárie, razão x emoção, material e virtual etc.),

Competência 2: Fronteiras Físicas e Culturais

Tem 6 habilidades que abrangem: dinâmicas de populações, mercadorias e capital, ocupações de espaço, impérios, Estados Nacionais, territorialidades, culturas juvenis, raciocínio geográfico

Competência 3: Sociedade e Natureza

Tem 6 habilidades que abrangem: relações entre a sociedade e natureza em uma perspectiva socioambiental tratando de sustentabilidade, consumo responsável, cadeias produtivas e seus impactos, indústria cultural e consumismo, uso de recursos naturais, políticas de regulação, controle e fiscalização ambiental.

Competência 4: Trabalho e Sociedade

Tem 4 habilidades que abrangem: relações de produção, capital e trabalho, significados de trabalho, indicadores de emprego, trabalho e renda, transformações tecnológicas e informacionais.

Competência 5: Sociedade, Cultura e Ética

Tem 4 habilidades que abrangem: concepção e visão de mundo, ética em diferentes culturas, desigualdades e preconceitos, formas de violência (física, simbólica, psicológica etc.), impacto das transformações científicas e tecnológicas nos valores de indivíduos e grupos socais.

Competência 6: Política e Formas de organização das Sociedades

Tem 5 habilidades que abrangem: demandas políticas, sociais e culturais de indígenas e afrodescendentes, paternalismo, autoritarismo e populismo, conceitos políticos básicos (Estado, poder, formas, sistemas e regimes de governo, soberania), organismos internacionais, princípios da Declaração dos Direitos Humanos.

6. Livros didáticos de Ciências Humanas e Sociais

Os livros didáticos seguem as exigências do edital do PNLD-2021. De acordo com o edital, Ciências Humanas e Sociais será contemplada com 6 livros, um por semestre, não sequenciais e sem identificação de disciplina. As quatro disciplinas devem estar interligadas seguindo uma abordagem interdisciplinar.

O livro do aluno tem 160 páginas no máximo, incluindo índice, atividades e bibliografia. Os componentes (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) não terão peso igual. Isso significa, a grosso modo, 35% para História, 35% para Geografia, 15% para Filosofia e 15% para Sociologia. Em quantidade de páginas, equivale a 53 páginas para História e o mesmo para Geografia, 23 páginas para Filosofia e o mesmo para Sociologia (as oito páginas restantes são para abertura, apresentação e índice).

O  livro do estudante deve abordar todas as competências gerais, específicas e habilidades de cada área do conhecimento. Deve ainda priorizar temas contemporâneos transversais: meio ambiente, economia (trabalho, educação financeira, educação fiscal), saúde (educação alimentar e nutricional), cidadania e civismo.

Cada livro do aluno acompanha manual impresso do professor com um vídeo-tutorial por volume.

Resta saber como as editoras didáticas vão atender às expectativas da BNCC e do PNLD considerando que cada estado terá o seu currículo próprio e que os livros deverão abranger todas as competências e habilidades além de trabalharem os quatro componentes integrados.

Quanto ao Enem, que sempre serviu de bússola para o Ensino Médio, é outra incógnita. Não se sabe como serão as avaliações do Enem 2021 e seguintes. Certamente o exame avaliará as habilidades desenvolvidas, mas com qual conteúdo? O MEC espera que o Enem se adapte ao novo Ensino Médio. Até lá, estamos pisando em um terreno móvel e envolto em brumas.

Fonte

Novo Ensino Médio no YouTube

 

 

 

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