DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Habilidade EF06HI02

Acessibilidade

Identificar a gênese da produção do saber histórico e analisar o significado das fontes que originaram determinadas formas de registro em sociedades e épocas distintas.

Explicação da habilidade EF06HI02

Esta habilidade consiste em compreender que a construção da narrativa histórica está relacionada às fontes e às formas de registro que as sociedades, em diferentes épocas, realizaram. Cada sociedade possui uma forma de registrar sua história e isso interfere na sua maneira de compreender a narrativa histórica, o espaço histórico e o tempo histórico. Portanto, a História tem também a sua história, e cada produção histórica pertence a um tempo.

Identificar diferentes fontes históricas (documentos escritos, depoimentos orais, fotografias, objetos, edificações etc.) significa perceber que a diversidade de documentos históricos possibilita conhecer outras dimensões da vida humana. Deve-se reconhecer, ainda, que o documento não é a expressão da verdade absoluta e indiscutível e, por isso, ele deve ser contextualizado e criticado (por que, quando, como, por quem e para quem foi produzido) e confrontado com outros documentos.

As perguntas centrais dessa habilidade são: o que a História estuda? Como se estuda a História?

A habilidade permite também tratar do patrimônio histórico e cultural, conteúdo que já foi visto no 5º ano (habilidade EF05HI10) e que pode, agora, ser aprofundado e estendido.

Unidade Temática Unidade Temática

História: tempo, espaço e formas de registros

Objeto de Conhecimento Objeto de Conhecimento

Formas de registro da história e da produção do conhecimento histórico.

Conteúdos Relacionados Conteúdos Relacionados

  • Introdução ao estudo da História.

     

  • O trabalho do historiador.

     

  • Fontes históricas: diversos tipos entre fontes escritas e não escritas.

     

  • A conexão entre a História e outras áreas do conhecimento.

     

  • Sujeitos históricos.

Conceitos Abrangidos* Conceitos Abrangidos*

  • Ciência

     

  • Fonte

     

  • Cultura material

     

  • Documento

     

  • Mudança

     

  • Ruptura

     

  • Permanência
  • Patrimônio

*Professor e alunos: para uma consulta rápida sobre conceitos e termos históricos, vejam a seção Qq’isso? – site Stud História: https://studhistoria.com.br/qq-isso/

Sugestões e recursos para trabalhar Sugestões e recursos para trabalhar a Habilidade EF06HI02

  1. Apresentar aos alunos diferentes tipos de fonte histórica e ajudá-los a compreender sua importância na produção do conhecimento histórico.
  2. Estimular os alunos a coletarem textos e imagens e fazê-los compreender por que são considerados fontes históricas: certidão de nascimento, documento de identidade, cartas, diários, jornais, revistas, livros, ofícios governamentais, fotografias, gravuras, pinturas, charges, histórias em quadrinhos, propagandas, folhetos de promoções etc.
  3. Aprofundar a explicação sobre fontes históricas incluindo as fontes não escritas: vestimentas, móveis, objetos de uso cotidiano, prédios e construções em geral, ferramentas, filmes, músicas, relatos orais etc.
  4. Destacar as fontes orais para o estudo da história dos povos sem escrita como os indígenas e algumas sociedades africanas: relatos orais registrados em entrevistas, depoimentos, cantigas e lendas transmitidas oralmente, de geração a geração.
  5. Classificar as fontes históricas em escritas e não escritas (oral, vídeo, música, imagéticas, tecnológicas, artefato etc.) e/ ou fontes materiais e fontes imateriais (relatos, cantigas, danças, festas etc.).
  6. Propor uma reflexão sobre os sujeitos históricos (as pessoas que modificam e são modificadas pelo contexto histórico no qual estão inseridas) com base na história de vida dos alunos e dos grupos dos quais eles fazem parte.
  7. Refletir sobre a língua portuguesa para compreender as mudanças na História: por que falamos essa língua? E os índios, que viviam aqui muito antes da chegada dos portugueses, que língua falavam? A incorporação de palavras indígenas e africanas na língua portuguesa.
  8. Realizar uma exposição de fontes históricas coletadas pelos alunos em sua família: fotografia, certidão de casamento, ferro de passar roupa antigo, máquina de datilografia, rolo de macarrão etc. Para cada ítem, solicite aos alunos que escrevam uma pequena ficha sobre aquela fonte histórica: o que é, data aproximada e o que aquela fonte pode “contar” sobre a história da família.
  9. Solicitar aos alunos que fotografem um ambiente da escola de sua escolha (pátio, refeitório, quadra esportiva, sala de aula, biblioteca etc.) ou de sua cidade ou do entorno da escola. Importante que a atividade seja individual. Organize uma exibição das fotografias da turma em que cada aluno deve explicar a sua escolha e o que mais chamou sua atenção. Estimule a turma a interagir com a apresentação opinando se todos tiveram a mesma percepção do fotógrafo. Depois faça uma roda de conversa para os alunos discutirem porquê as leituras da cena serem diferentes e relacione os comentários com o trabalho do historiador.
  10. “Corrida do tempo”: jogo para imprimir sobre fonte histórica, tempo e pré-história
    1. https://ensinarhistoria.com.br/corrida-do-tempo-jogo-para-imprimir-sobre-fonte-historica-tempo-pre-historia/
  11. Antigas profissões: uma forma de introduzir o ensino de História aos alunos mais novos
    1. https://ensinarhistoria.com.br/antigas-profissoes-ensino-de-historia-aos-alunos-mais-novos/
  12. A escola como fonte para iniciar o pensamento histórico na criança
    1. https://ensinarhistoria.com.br/escola-como-fonte-para-pensamento-historico-na-crianca/
  13. Construir uma linha de tempo com a história dos brinquedos
    1. https://ensinarhistoria.com.br/construir-uma-linha-de-tempo-com-a-historia-dos-brinquedos/
  14. Introdução à História (mapa mental)
    1. https://studhistoria.com.br/resumos-e-mapas/introducao-a-historia/
  15. 10 razões para estudar História (infográfico)
    1. https://ensinarhistoria.com.br/infograficos/10-razoes-para-estudar-historia/
  16. Patrimônios mundiais do Brasil. Quebra-cabeça.
    1. https://studhistoria.com.br/produto-tag/6o-ano/
  17. Um conto para a primeira aula de História do 6º ano
    1. https://ensinarhistoria.com.br/um-conto-para-a-primeira-aula-de-historia/
  18. Os Narradores de Javé. Direção: Eliane Caffé. Brasil: 2003 (100 min). O filme conta a história dos moradores do Vale do Javé, que, para impedir que o local seja inundado por uma represa, precisam provar que a cidade possui um valor histórico e, portanto, deve ser preservada.
  19. Avalição diagnóstica – 6º ano
    1. https://studhistoria.com.br/produto/avaliacao-diagnostica-6o-ano-para-imprimir/

Últimos posts do instagram