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A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) introduziu o ensino de História nos primeiros anos do Fundamental trazendo temas para o 4º e 5º anos que, tradicionalmente, eram abordados pelo professor especialista no 6º ano como noção de tempo histórico, o surgimento da espécie humana, processos migratórios, nomadismo, povos antigos etc.
Essa precocidade representa um grande desafio para o professor, seja pela subjetividade própria da História que lida com o tempo – o que se contrapõe com o pensamento concreto do estudante de 9-10 anos de idade – seja por ter diante de si crianças cada vez mais imediatistas que hipervalorizam o momento atual e o novo.
Como falar do passado a quem só se interessa pelo presente? O desgastado (e discutível) discurso de que só podemos compreender o presente se conhecermos o passado não surte mais efeito. O estudante até memoriza a frase e a reproduz na avaliação, mas será que ele realmente desenvolveu uma consciência histórica que dê significado àquela afirmação?
Pensando nessas dificuldades propomos uma atividade que pode ser desenvolvida com estudantes do 3º, 4º, 5º e 6º anos tendo por tema profissões do passado usando fotos antigas como fonte histórica. São fotos de homens, mulheres e meninos em diferentes ofícios urbanos no Brasil do século XIX a meados do século XX. Buscamos uma grande diversidade de trabalhadores: assalariados, informais, ambulantes, funcionários públicos etc.

Limpador de trilho, entregador de leite e engraxate.
Foram selecionadas fotografias de 20 ofícios considerando aqueles que desapareceram, os que se mantém quase inalterados e outros que se modernizaram. Se o primeiro caso (ofícios extintos) é fácil identificar, os outros dois são mais complicados pois podem variar conforme a região, os conhecimentos prévios do aluno e sua experiência de vida. É neste ponto que reside a dinâmica e a possibilidade de interação da atividade: levar o estudante a identificar ofícios que ele pode ter visto, reconhecer algo que ouviu falar ou ser motivado a perguntar à família sobre aquele trabalho.
Dessa forma, a atividade lida com a memória popular relativa a diferentes ofícios procurando dar visibilidade àqueles que foram comuns entre trabalhadores pobres e das classes médias, alguns dos quais podem ser inseridos como patrimônio imaterial como é o caso, por exemplo, do fotógrafo de rua, o chamado “lambe-lambe”.

Amolador de faca, leiteiro e vendedora de miudezas.
>> Baixe atividade sobre esse tema no site STUD HISTÓRIA.<<
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