Descrever modificações da natureza e da paisagem realizadas por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos indígenas originários e povos africanos, e discutir a natureza e a lógica das transformações ocorridas.
Explicação da habilidade EF06HI05
A habilidade consiste em reconhecer que os grupos humanos, por onde passam, deixam vestígios e alterações na paisagem (modificação do solo, mudança na topografia, gravações rupestres, acúmulo de artefatos etc.), entendendo que essas transformações servem de indícios para a elaboração de hipóteses sobre a presença humana, mesmo sem a descoberta de fósseis humanos.
Assim, por exemplo, os vestígios de roças indígenas, os sambaquis, as colinas artificiais da ilha do Marajó, os restos de paliçadas de quilombos extintos etc. dão informações ou pistas sobre a dieta daqueles grupos humanos, seu modo de vida nômade ou sedentário, técnicas de fabricação de artefatos, densidade populacional etc.
Um osso com gravações ou esculpido, uma pedra lascada usada como raspador, uma concha perfurada para um colar são criações humanas também relacionadas a modificações intencionais da natureza e, acima de tudo, objetos que adquirem um novo uso e um novo significado.
Um bom exemplo de modificação da natureza é a fabricação de cerâmica. A argila da qual é feita, depois de amassada com água, misturada a outros materiais (areia e palha, por exemplo), moldada e colocada ao sol ou no forno para secar transforma-se em um outro material que é impermeável à água (pode ser usada para armazenar líquidos e alimentos), resistente a roedores e insetos e também ao fogo (serve para cozinhar alimento).
Unidade Temática
História: tempo, espaço e formas de registros
Objeto de Conhecimento
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
Conteúdos Relacionados
- O povo de Umbu.
- Os povos dos sambaquis.
- Agricultores da Amazônia e a “terra preta”.
- Construtores de casas subterrâneas (cultura Itararé e Taquara).
- Pinturas rupestres da Serra da Capivara (Piauí), Monte Alegre (Pará), Vale do Peruaçu (Minas Gerais), Xique Xique (Rio Grande do Norte) etc.
- Patrimônio arqueológico pré-cabralino.
- Cerâmica: Marajoara e Tapajônica.
- Cultivo da mandioca, do milho e da batata na América.
Conceitos Abrangidos*
- Sambaqui
- Patrimônio material
- Nomadismo
- Sedentarismo
- Seminomadismo
- Técnica e tecnologia
*Professor e alunos: para uma consulta rápida sobre conceitos e termos históricos, vejam a seção Qq’isso? – site Stud História: https://studhistoria.com.br/qq-isso/
Sugestões e recursos para trabalhar a Habilidade EF06HI05
- Destacar o nomadismo dos povos caçadores-coletores, a interação com o meio ambiente e a luta pela sobrevivência por meio da caça e da coleta. Mostrar como esse modo de vida, seus hábitos cotidianos e culturais ficaram registrados nas pinturas rupestres.
- Enfatizar a importância da preservação do patrimônio pré-histórico como, por exemplo, do Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, considerado um grandioso museu a céu aberto e um dos maiores acervos de arte rupestre do mundo.
- Explicar que os sambaquieiros viveram na faixa litoranea e no interior do Brasil e produziram amontodos compostos de conchas de moluscos, ossos de animais, ferramentas e como esses vestígios revelam os hábitos alimentares dessas comunidades. Nos sambaquis, eles construíram suas residências e enterravam seus mortos também. Essas elevações modificaram a paisagem local e revelam que os sambaquieiros permaneciam por um bom tempo no mesmo lugar, sendo, portanto, seminômdes.
- Destacar o sedentarismo das comunidades pré-cabralinas na Amazônia iniciado há pelo menos 3,5 mil anos quando surgiram as primeiras sociedades de horticultores. Os povos amazônicos foram os primeiros a cultivar a mandioca, alimento que depois se espalharia pelo resto do continente. Eles manejaram o solo criando a chamada terra preta, de grande fertilidade.
- Propor aos alunos uma pesquisa sobre a cultura marajoara (Ilha de Marajó), a cultura tapajônica (Santarém), os geoglifos no Acre, a Pedra do Ingá na Paraíba, e o povo de umbu (sul e sudeste do Brasil) destacando as tecnologias desenvolvidas por esses povos: a cerâmica, a construção de geoglifos, a invenção da boleadeira e do arco e flecha, respectivamente.
- Oportunidade de trabalho interdisciplinar com Geografia contemplando as habilidades EF06GE02 e EF06GE06, no que se refere à descrição e análise das modificações na natureza e paisagem causadas por diferentes sociedades, em especial os povos originários.
- Em um trabalho interdisciplinar com Ciências, propor uma pesquisa sobre os usos atuais da cerâmica: além de tijolos, telhas, azulejos, louças e refratários, a cerâmica também é usada em equipamentos eletrônicos, em peças automotivas (válvulas, discos de freio, ignitores, pistão etc.), em revestimento de naves espaciais etc.
- Quebra-cabeça da Pré-História.
- Quebra-cabeça: Arte Indígena Brasileira.
- Pré-História do Brasil (3): Seridó (RN) e Pedra do Ingá (Vídeo)
- Povos indígenas do Brasil na época da colonização. (Mapa mental).
- Pré-História do Brasil (4): os sambaquis do litoral (Vídeo.)
- Arte indígena (Jogo digital.)
- 82 palavras de origem Tupi (Infográfico.)
- Sambaquis. Museu de Arqueologia de Itaipu. TV Escola. Duração: 7:22.
- Índios no Brasil -1. Quem são eles? Projeto Video nas Aldeias. Duração 17:39.
- Arqueologia Brasileira. Museu Nacional. Google Arts & Culture.
- Arqueologia Brasileira. Museu Nacional. UFRJ.
- Etnologia indígena brasileira. Museu Nacional. UFRJ.