DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Habilidade EF06HI01

Acessibilidade

Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).

Explicação da habilidade EF06HI01

Perceber que as sociedades humanas têm maneiras diferentes de compreender o tempo e de marcar sua História. Assim, por exemplo, a divisão da história em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.) tem sentido para os povos ocidentais cristãos e não diz respeito aos muçulmanos e aos judeus, que têm outra noção de tempo histórico e adotam outra periodização. Alguns marcos históricos, contudo, são convencionalmente aceitos pelos pesquisadores. Identificar, nessa habilidade, supõe comparar, distinguir e avaliar.

Unidade Temática Unidade Temática

História: tempo, espaço e formas de registros

Objeto de Conhecimento Objeto de Conhecimento

A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias

Conteúdos Relacionados Conteúdos Relacionados

  • Unidades de medida do tempo.
  • Formas e instrumentos de medir o tempo: relógio de sol, clepsidra, ampulheta etc.
  • Cronologia; linha do tempo; períodos históricos.
  • Calendários diferentes (cristão, islâmico, judaico etc.).
  • Medidas de tempo histórico
  • Crítica à periodização tradicional da História.
  • Processo histórico: continuidades e rupturas, permanências e mudanças.

Conceitos Abrangidos* Conceitos Abrangidos*

  • Tempo histórico
  • Antes de Cristo (a.C.) / Depois de Cristo (d.C.)
  • Era Comum (E.C.)
  • Milênio, século, década etc.
  • Termos e expressões de tempo: posterior, anterior, simultâneo, causa, efeitos, consequências, simultâneo, antecedente etc.
  • Permanência /continuidade / simultaneidade
  • Mudança / ruptura.

*Professor e alunos: para uma consulta rápida sobre conceitos e termos históricos, vejam a seção Qq’isso? – site Stud História: https://studhistoria.com.br/qq-isso/

Sugestões e recursos para trabalhar Sugestões e recursos para trabalhar a Habilidade EF06HI01

  1. Compreender que a divisão da história em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.) como uma construção dos povos ocidentais cristãos e que não diz respeito à periodização de outros povos. Alguns marcos históricos, contudo, são convencionalmente aceitos pelos pesquisadores.
  2. Elaborar uma linha de tempo com a periodização tradicional (Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea), indicando alguns marcos referenciais desses períodos (escrita, pirâmides, castelos medievais, caravelas, ferrovias etc.) e contrapor aos períodos históricos do Brasil (colônia, independência, república etc.), observando sincronias e diacronias. A atividade desenvolve as habilidades de comparar, distinguir e avaliar.
  3. Trabalhar com calendários de diferentes sociedades (cristã, ortodoxa, muçulmana, judaica, chinesa etc.) tomando-se por referência a contagem dos anos, o marco de início da contagem do tempo e a comemoração do Ano Novo.
  4. Um conto para a primeira aula de História do 6º ano.
    1. https://ensinarhistoria.com.br/um-conto-para-a-primeira-aula-de-historia
  5. Associar século e data: jogo da memória.
    1. https://studhistoria.com.br/produto/associar-seculo-e-data-jogo-da-memoria/
  6. Corrida do tempo: fonte e tempo histórico, pré-história.
    1. https://studhistoria.com.br/produto/corrida-do-tempo-fonte-e-tempo-historico-pre-historia/
  7. Números romanos (Infográfico)
    1. https://ensinarhistoria.com.br/infograficos/
  8. Calendários do mundo todo.
    1. https://ensinarhistoria.com.br/calendarios-do-mundo-todo-diferentes-formas-de-marcar-o-tempo/
  9. Construir uma linha de tempo com a história dos brinquedos
    1. https://ensinarhistoria.com.br/construir-uma-linha-de-tempo-com-a-historia-dos-brinquedos/
  10. Introdução à História (mapa mental)
    1. https://studhistoria.com.br/resumos-e-mapas/introducao-a-historia/
  11. Avalição diagnóstica – 6º ano
    1. https://studhistoria.com.br/produto/avaliacao-diagnostica-6o-ano-para-imprimir/
  12. Como era o primeiro relógio inventado? Quem inventou? Canal Invenções da História. (vídeo, duração: 8:33)
    1. https://www.youtube.com/watch?v=AyN73O2MVfg
  13. Relógio de Sol funciona? Canal Ciência em Show. (vídeo, duração: 13:02)
    1. https://www.youtube.com/watch?v=F2HH_FjjmTg

Últimos posts do instagram