Identificar diferentes formas de compreensão da noção de tempo e de periodização dos processos históricos (continuidades e rupturas).
Explicação da habilidade EF06HI01
Perceber que as sociedades humanas têm maneiras diferentes de compreender o tempo e de marcar sua História. Assim, por exemplo, a divisão da história em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.) tem sentido para os povos ocidentais cristãos e não diz respeito aos muçulmanos e aos judeus, que têm outra noção de tempo histórico e adotam outra periodização. Alguns marcos históricos, contudo, são convencionalmente aceitos pelos pesquisadores. Identificar, nessa habilidade, supõe comparar, distinguir e avaliar.
Unidade Temática
História: tempo, espaço e formas de registros
Objeto de Conhecimento
A questão do tempo, sincronias e diacronias: reflexões sobre o sentido das cronologias
Conteúdos Relacionados
- Unidades de medida do tempo.
- Formas e instrumentos de medir o tempo: relógio de sol, clepsidra, ampulheta etc.
- Cronologia; linha do tempo; períodos históricos.
- Calendários diferentes (cristão, islâmico, judaico etc.).
- Medidas de tempo histórico
- Crítica à periodização tradicional da História.
- Processo histórico: continuidades e rupturas, permanências e mudanças.
Conceitos Abrangidos*
- Tempo histórico
- Antes de Cristo (a.C.) / Depois de Cristo (d.C.)
- Era Comum (E.C.)
- Milênio, século, década etc.
- Termos e expressões de tempo: posterior, anterior, simultâneo, causa, efeitos, consequências, simultâneo, antecedente etc.
- Permanência /continuidade / simultaneidade
- Mudança / ruptura.
*Professor e alunos: para uma consulta rápida sobre conceitos e termos históricos, vejam a seção Qq’isso? – site Stud História: https://studhistoria.com.br/qq-isso/
Sugestões e recursos para trabalhar a Habilidade EF06HI01
- Compreender que a divisão da história em antes de Cristo (a.C.) e depois de Cristo (d.C.) como uma construção dos povos ocidentais cristãos e que não diz respeito à periodização de outros povos. Alguns marcos históricos, contudo, são convencionalmente aceitos pelos pesquisadores.
- Elaborar uma linha de tempo com a periodização tradicional (Idade Antiga, Média, Moderna e Contemporânea), indicando alguns marcos referenciais desses períodos (escrita, pirâmides, castelos medievais, caravelas, ferrovias etc.) e contrapor aos períodos históricos do Brasil (colônia, independência, república etc.), observando sincronias e diacronias. A atividade desenvolve as habilidades de comparar, distinguir e avaliar.
- Trabalhar com calendários de diferentes sociedades (cristã, ortodoxa, muçulmana, judaica, chinesa etc.) tomando-se por referência a contagem dos anos, o marco de início da contagem do tempo e a comemoração do Ano Novo.
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