Conhecer as teorias sobre a origem do homem americano.
Explicação das habilidades EF06HI04
Constatar que as teorias sobre a origem do homem americano se baseiam em fontes e evidências diversas (fósseis humanos, artefatos de pedra, pesquisas genéticas, estudos linguísticos etc.) e reconhecer que a arqueologia americana é uma ciência em pleno desenvolvimento e a descoberta de sítios arqueológicos nas últimas décadas tem contrariado teorias e sugerido novas hipóteses sobre o povoamento da América.
Os vestígios de presença humana em Monte Verde, no Chile, de há pelo menos 14.800 anos, em Santa Elina, no Mato Grosso, com 27.000 anos, o crânio de Luzia com 12.000 anos, descoberto em Minas Gerais, e a recente descoberta do crânio de Naia com 12.000 anos, em uma caverna submersa na peninsula de Iucatã, México estão revolucionando os estudos arqueológicos americanos.
Diversas rotas de povoamento da América já foram sugeridas e depois revistas. Mantém-se o consenso da migração pela “ponte de Bering” (Beríngia) mas a data em que isso teria ocorrido recuou para 35.000 a 40.000 anos.
Unidade Temática
História: tempo, espaço e formas de registros
Objeto de Conhecimento
As origens da humanidade, seus deslocamentos e os processos de sedentarização.
Conteúdos Relacionados
- Homo sapiens: da África para outros continentes.
- Teorias sobre a origem do homem americano.
- Os estudos de Walter Neves e Niède Guidon.
- A rota de Bering, a rota costeira e a malásio-polinésia.
- As ondas migratórias e suas ramificações.
- Luzia e o Homem de Lagoa Santa.
- Parque Nacional da Serra da Capivara.
- Descobertas em Santa Elina, Mato Grosso.
- Povoamento da Amazônia.
- Sambaquis
Conceitos Abrangidos*
- Teoria / hipótese
- Sítio arqueológico
- Pintura rupestre
- Vestígios humano / fóssil humano
- Beríngia
- Glaciação / Era Glacial / Era do Gelo
- Migração
- Hipótese
- Nomadismo e sedentarismo
*Professor e alunos: para uma consulta rápida sobre conceitos e termos históricos, vejam a seção Qq’isso? – site Stud História: https://studhistoria.com.br/qq-isso/
Sugestões e recursos para trabalhar a Habilidade EF06HI04
- Trabalhar as hipóteses de povoamento da América com o uso de um mapa mundi lançando questões provocadoras: como os grupos humanos povoaram os continentes que estão separados por mares e oceanos? Que equipamento precisariam para isso? Há algum outro caminho da África para a América?
- Usando o mapa mundi, explicar que à época do povoamento (35.000-40.000 anos AP), boa parte da América do Norte, incluindo Alasca, Canadá, Groelândia e Estados Unidos, estava coberta por um manto de gelo. O estreito de Bering, congelado, permitia a travessia a pé da Ásia para a América, e seguindo por um corredor livre de gelo, os primeiros povoadores atingiram o que hoje é o sul dos Estados Unidos e daí seguindo cada vez mais para o sul.
- Trabalho interdisciplinar: com ajuda dos professores de Geografia e Artes, os alunos podem construir uma maquete do continente americano da Era do Gelo (35.000-40.000 anos atrás) mostrando a região coberta por gelo, a “ponte de Bering” e o corredor por onde os povoadores teriam atravessado.
- Pesquisar sobre a fauna do continente americano da Era do Gelo: mamute (Mammuthus columbi), mastodonte, tigre dente-de-sabre (Smilodon fatalis), preguiça gigante (Paranylodon harlani), tatu gigante (gliptodonte), camelo antigo (Camelops hesternus), leão americano (Panthera atrox), lobo gigante (Canis dirus), cavalo com tromba (Hippidion principale) etc.
- Destacar as pesquisas arqueológicas no Brasil: Santa Elina no Mato Grosso, o povo de Lagoa Santa em Minas Gerais, os sambaquis, a região da Serra da Capivara, as sociedades amazônicas. Oportunidade para o aluno refletir sobre o patrimônio arqueológico do Brasil, a importância de de sua preservação e do meio natural em que ele está inserido. Esse conteúdo será retomado na habilidade EF06HI05.
- Oportunidade de trabalhar o conceito de hipótese e de refinar a habilidade de avaliar informações, discutir argumentos e considerar contra-argumentos.
- Destacar que esses estudos mobilizam diferentes ramos da ciência: arqueologia, paleoantropologia, geologia, genética, etnologia etc.
- Esclarecer os conceitos de nomadismo e sedentarismo (eles serão novamente trabalhados na habilidade EF06HI05).
- Informar-se sobre a existência de sítios arqueológicos na região em que vive. Caso existam, promover um estudo de meio com os alunos. Verificar com os professores de Geografia e Ciências sobre a possibilidade de um trabalho interdisciplinar e coletivo.
- Pegadas da Era do Gelo acirram o debate sobre o povoamento da América.
- Povoamento e culturas pré-colombianas (Linha do tempo interativa.)
- Pré-História do Brasil (1): os primeiros habitantes (Vídeo.)
- Pré-História do Brasil (2): Serra da Capivara (Vídeo.)
- Pré-História (Cruzadinha.)
- Os povos de Lagoa Santa. Pesquisa FAPESP. Publicado em 14.10.2016. Duração: 11:17.
- A origem do Homem Americano – 1º Bloco, por Walter Neves. UNIVESP. Duração: 12:57.
- A origem do Homem Americano– 2º Bloco, por Walter Neves. UNIVESP. Duração: 15:03
- Patrimônio Mundial da Unesco: Serra da Capivara (Piauí). Visit Brasil. Duração: 2:25.