DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Download – “Terror e miséria no III Reich”: o nazismo no teatro de Brecht

Clique no ícone de download (seta) para baixar em seu computador.
ensinar-historia-joelza-terror-miseria_cena-x

Trabalhando o texto em classe

O trecho selecionado – “O espião”, cena X – passa-se em um mesmo cenário, a sala de estar onde circulam 4 personagens: mulher, marido, filho e empregada. A trama se limita ao casal.

Para uma primeira abordagem do texto, especialmente com turmas que ainda não estudaram o nazismo, sugerimos as questões abaixo. Elas permitem verifica se o aluno compreendeu a narrativa e servem de aquecimento para a discussão a seguir.

1. Por que o pai estava tão irritado?
2. Por que o casal ficou assustado com a saída do filho?
3. A qual grupo pertencia o menino?
4. Qual a intenção da mãe em dar dinheiro para o filho comprar “alguma coisa”, logo no início da cena?
5. Por que o casal se preocupou em deixar visível a cruz de ferro e o retrato de Adolf Hitler?
6. Por que o homem sugere dar mais 10 marcos para a empregada?
7. Que elementos na peça indicam que havia censura na Alemanha nazista?
8. O que o título da cena, “O espião”, sugere sobre a vida das famílias alemães sob o regime nazista?
9. O que você sabe a respeito do nazismo?

Para ir além

A cena “O espião” pode estimular outras discussões como, por exemplo:

  1. No início do texto, há uma crítica irônica:“[As crianças] Não precisam saber nada do mundo ou do universo. Mas é interessante informar: o que, de quem e quando”. O que isso significa? A quem interessaria um ensino no qual as crianças pouco aprendessem? O ensino de História deve-se limitar a informar “o que, de quem e quando”? Justifique.
  2. O garoto lê o jornal que lhe foi permitido ler – quem decide sobre a leitura das crianças no regime nazista?
  3. Os jornais trazem o mesmo noticiário – quem fornece as notícias?
  4. O pai ensina “tudo o que eles querem” – quem decide sobre a educação dos alunos?
  5. Refletindo sobre as respostas às questões acima, por que o nazismo é considerado um totalitarismo?
  6. De que maneira a censura influencia no cotidiano da sociedade?
  7. Como entender a última frase do texto? Que sentimentos e emoções o casal estaria sentindo?
  8. Sob o regime nazista a Alemanha recuperou-se da grave econômica e rapidamente fortaleceu-se. Mas qual foi o preço social desse regime para o povo alemão? E para outros grupos que compunham a sociedade alemã?

Fonte

  • BRECHT, Bertolt. Terror e misérias do III Reich. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978. p. 70-83.
  • HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

Últimos posts do instagram