Clique no ícone de download (seta) para baixar em seu computador.
BlogEnsinarHistoria_desenho_engenho_FransPost
Como trabalhar o desenho de colorir em classe
Depois de apresentar aos alunos a gravura original e contextualizá-la, distribua os desenhos para colorir.
Esclareça à turma que o desenho só poderá ser colorido à medida que cada detalhe for identificado e explicado.
Comece a atividade explicando um elemento por vez (moenda, fornalha, casa-grande, carro de boi etc.) e, junto com a classe, descreva-o e explique sua função.
Dê tempo para os alunos pintarem o elemento descrito.
A escolha das cores permite ao aluno observar e identificar a matéria prima utilizada na construção e fabricação de objetos: o vermelho das telhas, o marrom das madeiras, o amarelado da cobertura de palha etc.
A atividade pode ficar mais estimulante se lançarmos perguntas que levem os alunos a imaginarem situações sugeridas pela imagem. Por exemplo:
- O que os dois homens da casa-grande poderiam estar conversando?
- Que risco os escravos corriam trabalhando na moenda e nos fornos?
- Que tipo de equipamento de segurança os trabalhadores de um engenho utilizam hoje?
- Quem poderia ser a pessoa que está chegando na fazenda?
- Por que alguns escravos estão trabalhando e outros se divertindo?
Para ir além
Se os alunos já tiverem conhecimento sobre colonização, economia e sociedade açucareira, pode-se avançar na leitura da imagem com outras questões, como as sugeridas abaixo.
- Como entender que um artista holandês tenha pintado um engenho brasileiro?
- Todos os trabalhadores envolvidos na produção de açúcar eram escravos?
- Que elementos da produção açucareira não aparecem nesta imagem?
- Por que se produziu tanto açúcar no Brasil?
- Qual a relação dos holandeses com a produção açucareira brasileira?
- Toda fazenda de cana-de-açúcar possuía engenho?
- Todas moendas eram movidas por força hidráulica?
- O gado era criado dentro da propriedade canavieira?
- Durante o domínio holandês no nordeste, quem controlava o comércio de africanos escravizados para os engenhos?
- Que relação existe entre invasão holandesa e o aumento da população do quilombo de Palmares?
- Pesquisar sobre Frans Post e sua obra no site Enciclopédia Itaú Cultural (veja link abaixo).
Fonte
- LUCIANI, Fernanda Trindade. Barleus: oito anos de Nassau no Brasil. Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
- MELLO, Evaldo Cabral de (org.). O Brasil holandês. São Paulo: Pengoin/Companhia das Letras, 2010.
- STOLS, Eddy. “A iconografia do Brasil nos Países Baixos do século XVI ao século XX”. Revista USP, Dossiê Brasil dos Viajantes, 1996, pp. 20-31.
- Frans Post. Enciclopédia Itaú Cultural.