DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Download para colorir: engenho, de Frans Post

Clique no ícone de download (seta) para baixar em seu computador.
BlogEnsinarHistoria_desenho_engenho_FransPost

Como trabalhar o desenho de colorir em classe

Depois de apresentar aos alunos a gravura original e contextualizá-la, distribua os desenhos para colorir.

Esclareça à turma que o desenho só poderá ser colorido à medida que cada detalhe for identificado e explicado.

Comece a atividade explicando um elemento por vez (moenda, fornalha, casa-grande, carro de boi etc.) e, junto com a classe, descreva-o e explique sua função.

Dê tempo para os alunos pintarem o elemento descrito.

A escolha das cores permite ao aluno observar e identificar a matéria prima utilizada na construção e fabricação de objetos: o vermelho das telhas, o marrom das madeiras, o amarelado da cobertura de palha etc.

A atividade pode ficar mais estimulante se lançarmos perguntas que levem os alunos a imaginarem situações sugeridas pela imagem. Por exemplo:

  • O que os dois homens da casa-grande poderiam estar conversando?
  • Que risco os escravos corriam trabalhando na moenda e nos fornos?
  • Que tipo de equipamento de segurança os trabalhadores de um engenho utilizam hoje?
  • Quem poderia ser a pessoa que está chegando na fazenda?
  • Por que alguns escravos estão trabalhando e outros se divertindo?

Para ir além

Se os alunos já tiverem conhecimento sobre colonização, economia e sociedade açucareira, pode-se avançar na leitura da imagem com outras questões, como as sugeridas abaixo.

  1. Como entender que um artista holandês tenha pintado um engenho brasileiro?
  2. Todos os trabalhadores envolvidos na produção de açúcar eram escravos?
  3. Que elementos da produção açucareira não aparecem nesta imagem?
  4. Por que se produziu tanto açúcar no Brasil?
  5. Qual a relação dos holandeses com a produção açucareira brasileira?
  6. Toda fazenda de cana-de-açúcar possuía engenho?
  7. Todas moendas eram movidas por força hidráulica?
  8. O gado era criado dentro da propriedade canavieira?
  9. Durante o domínio holandês no nordeste, quem controlava o comércio de africanos escravizados para os engenhos?
  10. Que relação existe entre invasão holandesa e o aumento da população do quilombo de Palmares?
  11. Pesquisar sobre Frans Post e sua obra no site Enciclopédia Itaú Cultural (veja link abaixo).

Fonte

Últimos posts do instagram

Fique por dentro das novidades

Insira seu e-mail abaixo para receber atualizações do blog: