DoaçãoPrecisamos do seu apoio para continuar com nosso projeto. Porque e como ajudar

TelegramEstamos também no Telegram, siga nosso grupo. Estamos no TelegramAcesse Siga

Citações para refletir

Quando os acontecimentos vivenciados pelo indivíduo ou pelo grupo são de natureza excepcional ou trágica, o direito (à memória) torna-se um dever: o de lembrar, o de testemunhar.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

A história nos ajuda a sair da ilusão maniqueísta que a memória muitas vezes nos envolve: a divisão da humanidade em dois compartimentos estanques, bons e maus, vítimas e carrascos, inocentes e culpados.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Ser civilizado significa ser capaz de reconhecer plenamente a humanidade dos outro, mesmo que tenham rostos e hábitos diferentes dos nossos.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Aprender é mudar. Não se pode aprender sem mudar pessoalmente porque se estou aprendendo coisas que têm sentido, vou mudar minha visão do mundo, minha visão da vida.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Não sou descendente de escravos. Eu descendo de seres humanos que foram escravizados!

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Nenhuma sociedade que esquece a arte de questionar pode esperar encontrar respostas para os problemas que as afligem.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Educar é formar pessoas aptas para governarem a si mesmas, e não para serem governadas por outros.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Na tribo, o velho é o dono da história, o adulto é o dono da aldeia e a criança é a dona do mundo.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

A conscientização do princípio democrático levou apensar que todos têm um direito legal à opinião, em qualquer assunto. Ora, enquantopoucos ousariam se pronunciar sobe uma questão de ensino de matemática, emhistória todos se acham competentes.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

O que pensávamos ser o futuro está em débito conosco. Para superar a crise, temos de ‘voltar ao passado’, a um modo de vida imprudentemente abandonado. Mas, como ‘voltar ao passado’ se o conhecimento da História nos foi roubado?

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

O grande objetivo da educação não é conhecimento, mas ação.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Há dois valores essenciais e indispensáveis para uma vida satisfatória: segurança e liberdade. Segurança sem liberdade é escravidão. Liberdade sem segurança é um completo caos. O problema é que ninguém na história encontrou a mistura perfeita entre elas.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Foram os índios que nos deram um continente para que o tornássemos uma nação. Temos para com os índios uma dívida que não está sendo paga.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Alguns jovens dizem que escutam a lição e outros dizem que escutam o professor. Escutar o professor é escutar um adulto dando explicações sobre o que tenho que fazer. Escutar a lição é escutar um adulto que está falando numa terceira coisa: um saber.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

O culto dos heróis é mais forte onde a liberdade humana é menos respeitada.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Não há passado que engendra o historiador. Há o historiador que faz nascer a história.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Para liquidar os povos, começa-se por lhes tirar a memória. Destroem-se seus livros, sua cultura, sua história. E uma outra pessoa lhes escreve outros livros, lhes dá outra cultura e lhes inventa uma outra História.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Se você não conhece a História, nada conhece. Você é uma folha que não sabe que é parte de uma árvore.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

É impossível compreender seu tempo para quem ignora todo o passado; ser uma pessoa contemporânea é também ter consciência das heranças, consentidas ou contestadas.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

O jovem não quer uma escola com a cara dele, mas uma que faça a ponte entre a história coletiva do ser humano e sua história individual.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

As pessoas educam para a competição e esse é o princípio de qualquer guerra. Quando educamos para cooperação e solidariedade nesse dia estaremos educando para a paz.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Todo indivíduo é multicultural; culturas não são ilhas monolíticas, mas planícies aluviais cruzadas. Os seres humanos não são todos semelhantes ou totalmente diferentes; eles são todos plurais dentro de si mesmos. A identidade individual resulta do entrelaçamento de várias identidades coletivas.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

É interessante notar quanto interesse, quanta vigilância e quantas intervenções o ensino de História suscita nos mais altos níveis. A história é certamente a única disciplina escolar que recebe intervenções diretas dos altos dirigentes e a consideração ativa dos parlamentos. Isso mostra quão importante é ela para o poder

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

A linearidade é uma maneira artificial de ver o mundo.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Se achamos que nosso objetivo aqui, na nossa rápida passagem pela Terra, é acumular riquezas, então não temos nada a aprender com os índios. Mas se acreditamos que o ideal é o equilíbrio do homem dentro de sua família e dentro de sua comunidade, então os índios têm lições extraordinárias para nos dar.

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Compartilhe:
LinkedIn Facebook

Últimos posts do instagram